Para alguns apaixonados por carros, o debate sobre câmbio manual/automático não é um problema. Isso ocorre porque eles preferem o veículo com câmbio manual, qualquer dia, e desaprovam as marchas automáticas. Carros com câmbio manual são extremamente divertidos de dirigir, pois há um entendimento entre o motorista e o carro criado pela troca de marchas. A troca se torna outra parte do corpo do motorista. No entanto, a substituição da embreagem é necessária a cada 40.000 km a 100.000 km ou mais, dependendo de vários fatores. Para aprender tudo sobre a substituição de embreagem e manter seu veículo em ótima condição, confira o guia detalhado da rsembreagem.com.br, especialistas em serviços de câmbio manual.
Problemas com a embreagem manual e suas causas
A embreagem é, sem dúvida, um dos componentes que mais trabalham duro em um veículo com transmissão manual. A embreagem engata e desengata a cada troca de marcha, a cada partida e a cada parada, criando uma quantidade significativa de atrito e calor. Com o tempo, o atrito criado na placa de pressão, no disco da embreagem e no volante prejudica os componentes da embreagem.Certos comportamentos do motorista, como pisar no pedal da embreagem e deixá-lo escorregar excessivamente, aceleram o processo de desgaste. Mas essas não são as únicas causas.
O desgaste acelerado da embreagem também vem do aumento da carga. Isso inclui cargas pesadas na sua van ou rebocar um trailer pesado. Se você modificou o motor para aumentar a potência, isso também aumentará a demanda na embreagem.
Normalmente, a embreagem é classificada para lidar com uma quantidade específica de força por vez. Essa classificação depende de vários fatores, como o uso esperado, o tipo de direção e a potência de saída do motor. Você encontrará embreagens de maior capacidade em veículos de desempenho e mais pesados para lidar com as demandas extras.
Nesse caso, a placa de pressão e o disco de embreagem terão material de revestimento resistente ao atrito e ao desgaste para reduzir a demanda aumentada. Também provavelmente terá um diâmetro maior para distribuir a carga por uma área maior. As outras características de uma embreagem de serviço pesado incluem molas helicoidais mais rígidas ou molas de diafragma para acomodar demandas maiores sem escorregar.
Substituição da embreagem da maneira certa
Quaisquer sinais de superaquecimento e queima na embreagem original indicam que uma troca de embreagem é necessária. Às vezes, os deslizamentos da embreagem podem vir de contaminação de óleo e, em tal caso, você não deve se apressar para substituir o disco de embreagem. Identifique e repare a fonte do vazamento de óleo primeiro.O processo pode incluir a substituição do retentor do eixo de entrada da transmissão, um retentor do virabrequim principal traseiro ou até mesmo um conjunto de juntas do coletor de admissão. Se for necessário substituir o disco de embreagem contaminado com óleo em um veículo com menos de 40.000 milhas, você pode reutilizar o rolamento de liberação e a placa de pressão original. A ressalva, no entanto, é que eles devem estar em boas condições.
Mas se a falha da embreagem foi no rolamento de liberação, placa de pressão e um disco de embreagem de um veículo de alto desempenho, é recomendado substituir todos os três simultaneamente. A substituição da embreagem é trabalhosa, e substituir tudo de uma só vez resolve o problema de uma vez por todas. Você não terá que reclamar do mesmo problema.
Um kit de embreagem inclui uma nova placa de pressão, disco de embreagem e rolamento de liberação. Às vezes, usar o kit de embreagem é melhor porque todas as peças são da mesma marca. Elas são combinadas e se encaixam melhor umas nas outras.
A condição do volante é crítica. Ele deve ser plano, liso e limpo para suportar o funcionamento efetivo da embreagem. Ele também deve estar livre de rachaduras ou outras manchas. Caso contrário, pode ser necessária a substituição ou recapeamento.
Outras causas de deslizamentos e vibrações da embreagem
Os principais sintomas de deslizamento da embreagem incluem cheiro de queimado, aceleração do motor sem aumento correspondente na velocidade e dificuldades para dirigir em subidas.Além do vazamento de óleo, há várias outras causas para deslizamentos da embreagem. Revestimentos de embreagem desgastados, sujeira no pedal ou travamento parcial da articulação, placa de pressão defeituosa, mecanismo parcialmente travado e molas quebradas farão com que a embreagem deslize.
Uma vibração severa de baixa frequência dirá a você que nem tudo está bem com a embreagem. Existem várias causas para essas vibrações. Desalinhamento da caixa de câmbio com o motor, montagens do motor gastas ou soltas, revestimentos contaminados com óleo e operação irregular do braço da embreagem podem conspirar para causar vibrações.
Outras razões para as vibrações incluem o rolamento do espigão desgastado e o volante vitrificado ou riscado.
E quanto aos problemas de liberação da embreagem?
Problemas de embreagem associados à liberação e engate são principalmente de uma incompatibilidade dos componentes. O problema de liberação da embreagem pode ser de um selo de pistão desgastado ou com vazamento no cilindro escravo ou cilindro mestre da embreagem. Os problemas de liberação também podem ser de vazamento de fluido hidráulico. Todas essas peças precisarão ser substituídas sem comprometimento.Problemas de embreagem para veículos mais antigos podem ser do mecanismo de liberação do cabo. Cabo desajustado ou quebrado ou até mesmo problemas com o garfo de pivô impedirão a liberação da embreagem.
O que significa o ruído da embreagem?
O ruído da embreagem pode vir de uma bucha piloto defeituosa ou de um rolamento de liberação ruim. Um arrasto da embreagem caracterizado por problemas para engatar a primeira marcha sem ruído e um solavanco ao trocar a marcha pode indicar que o sistema operacional hidráulico não tem fluido.Mas o solavanco repentino do veículo, mesmo quando você está soltando o pedal suavemente, indica um desalinhamento entre a caixa de câmbio e o motor, placa de transmissão contaminada com óleo ou sistema hidráulico desgastado. Uma operação irregular do braço da embreagem também pode ser a culpada pelo solavanco desconfortável.
O ruído da embreagem do seu veículo também pode ocorrer porque os revestimentos estão contaminados com óleo ou porque peças específicas, como a placa empenada, a placa acionada e o rolamento do espigão, estão desgastadas.
Por outro lado, o problema da bucha piloto só está em veículos com uma bucha piloto na extremidade traseira do virabrequim. Este componente em particular pode ou não fazer parte do kit de embreagem, dependendo da aplicação.
FAQ sobre Substituição da Embreagem
1. Quando devo substituir a embreagem do meu veículo?
A substituição da embreagem não segue um cronograma fixo, mas é importante estar atento aos sinais de desgaste, como vibrações incomuns ou a embreagem deslizando, onde o motor acelera sem aumentar a velocidade correspondente do veículo. Geralmente, é aconselhável verificar a embreagem regularmente e considerar a substituição após 40.000 a 100.000 km, dependendo do uso e da qualidade da embreagem.
2. Quais são os sinais de que a embreagem está falhando?
Os sintomas comuns de uma embreagem com problemas incluem um cheiro de queimado, dificuldade em mudar as marchas, e um aumento da rotação do motor sem um aumento correspondente na velocidade. A embreagem pode começar a deslizar, o que é frequentemente acompanhado por uma vibração significativa de baixa frequência. Esses problemas podem ser causados por alinhamento inadequado, montagens de motor desgastadas, ou componentes internos da embreagem desgastados.
3. O que fazer se a embreagem falhar enquanto estou dirigindo?
Se você suspeitar de uma falha na embreagem enquanto dirige, é mais seguro parar o veículo e ligar o pisca-alerta. Depois de parar em segurança, é recomendável chamar um mecânico para assistência. Se você tiver as ferramentas e experiência adequadas, pode tentar solucionar o problema no local.
4. Dirigir mal pode arruinar a embreagem?
Sim, hábitos de condução inadequados podem acelerar o desgaste da embreagem. Manter o pé na embreagem após mudar de marcha (conhecido como “riding the clutch”) ou usar rotações excessivas para iniciar em subidas são práticas que podem reduzir significativamente a vida útil da embreagem.
5. Como substituir uma embreagem?
Substituir uma embreagem envolve remover o sistema de transmissão para acessar a embreagem. Depois de remover o sistema de transmissão, os componentes da embreagem, como o disco e a placa de pressão, são desmontados. É crucial inspecionar o volante e, se necessário, usinar ou substituir. Ao instalar a nova embreagem, certifique-se de alinhar corretamente o disco com a placa de pressão antes de reinstalar o sistema de transmissão.