Fonte de reprodução: YouTube
Consumo de álcool e influências sociais
Uma das razões pelas quais os AUDs estão aumentando tanto é que o álcool e o consumo são socialmente aceitáveis – e até esperados – na maioria das comunidades. Somos bombardeados com anúncios de álcool. Esses anúncios retratam o álcool não apenas inofensivo, mas como uma maneira de se divertir, curtir a família e os amigos e se soltar. E enquanto muitos americanos podem consumir álcool inofensivamente, os milhões que são incapazes de fazê-lo muitas vezes sucumbem ao retrato inocente de beber pesado. Recupere sua vida com a ajuda do Dr. Bruno Oliveira – especialista em tratamento de dependência química.
Muitas pessoas que estão vivendo com um AUD, pensam erroneamente que realmente ter um problema com o álcool significaria ser aquele álcool estereotipado nas ruas ou perder tudo. Isso simplesmente não é o caso. O transtorno do uso de álcool é uma doença progressiva. Há estágios de alcoolismo e quanto mais cedo um indivíduo recebe ajuda, melhor não só para eles, mas para suas famílias também.
Quando o abuso de álcool se torna um vício?
Algumas pessoas são propensas a desenvolver dependência de álcool. Fatores genéticos podem viver em ambientes onde beber álcool é mais prevalente. Acredita-se também que outros que começaram a beber em uma idade jovem, quando certas partes de seus cérebros envolvidas na avaliação e julgamento ainda estavam em desenvolvimento. A adversidade física pode levar ao estresse em muitas pessoas, levando-as a recorrer ao álcool como meio de lidar com isso. A dependência do álcool resulta de tais circunstâncias.
Se alguém achar difícil parar de beber álcool ou sofrer consequências negativas significativas de beber álcool, eles podem ter um transtorno do uso de álcool. Os transtornos por uso de álcool são caracterizados por:
- Álcool superconsumido ou usá-lo por um período de tempo mais longo do que o pretendido
- Esforços de redução de álcool que falharam
- Um desejo insaciável de usar álcool
- Tolerância ao álcool: beber mais álcool para alcançar o efeito desejado
- Retirada de álcool: sentindo-se emocional e fisicamente doente depois de parar de beber álcool
- Como resultado do consumo de álcool, os principais compromissos profissionais e pessoais não são cumpridos.
- Uso de álcool que interfere com atividades pessoais e profissionais
- Uso contínuo de álcool apesar de danos psicológicos ou físicos, agravamento da saúde e perigos físicos
Como posso saber se sou dependente de álcool?
Pode ser surpreendente ouvir que você nem sempre precisa beber a níveis extremos para se tornar dependente do álcool. Qualquer pessoa que esteja bebendo regularmente pode ter um grau de dependência de álcool.
Um sinal precoce de dependência é precisar de mais álcool para alcançar o efeito desejado. O aumento da tolerância é uma resposta fisiológica que temos a certos medicamentos: quanto mais você consome, mais você precisa ter o mesmo efeito.
Como a dependência fica mais estabelecida, você pode achar que você acaba gastando a maior parte do seu tempo pensando em álcool ou se envolvendo em atividades necessárias para obter, consumir ou se recuperar dos efeitos do consumo.
Então, à medida que a dependência assume, é possível que você consiga os shakes se não tomar uma bebida e sinta a necessidade de continuar bebendo para evitar experimentar sintomas de abstinência muito desagradáveis.
Se você está preocupado que você pode estar se tornando dependente de álcool, ou está preocupado com a bebida de outra pessoa, os sinais de alerta a serem de olho incluem:
- Muitas vezes sentindo a necessidade de tomar uma bebida
- Entrar em problemas por causa da bebida
- Outras pessoas alertando sobre o quanto você / eles estão bebendo
- Pensar que sua bebida está causando problemas
Se você está preocupado que você tem algum desses sintomas, fale com um profissional de saúde em sua cirurgia de GP ou procure mais informações de uma das organizações na parte inferior desta página.
O tratamento do alcoolismo pode ser traumático?
Embora o consumo de álcool não tenha o mesmo estigma de outras drogas, o tratamento do alcoolismo em instituições pode ser traumático. Afinal, muitos alcoólatras são encaminhados a instituições psiquiátricas onde ficam isolados e com pacientes com outros transtornos.
Algumas vezes, esse isolamento é realmente a única alternativa. Porém, quando é possível, é importante proporcionar ao alcoólatra um ambiente mais ameno para esse tratamento.
Na Clínica & SPA Vida Natural, a nossa proposta é proporcionar esse ambiente diferenciado. A pessoa permanece em tratamento, mas está hospedada em um SPA, com todo o conforto, convivendo com outras pessoas sem qualquer transtorno.
Portanto, sua sensação é de descanso e normalidade, e não de isolamento físico e psíquico. A arquitetura integrada à natureza e os tratamentos promovem bem-estar e eliminam o incômodo que uma internação psiquiátrica convencional poderia desencadear.