O que Faz um Consultor de SEO? Descubra Como Melhorar seu Posicionamento Online

Você sente que você pode usar uma ajuda em SEO?

Não há problema em admitir.

Um consultor de SEO pode ser exatamente o que você precisa para impulsionar as coisas. Se você é um recém-chegado ou um profissional de marketing experiente, os consultores de SEO podem ajudar a alimentar seus esforços de SEO ou diagnosticar quaisquer problemas no site.

Fonte de reprodução: YouTube

O que você vai aprender

  • Quem é um consultor de SEO?
  • Quando você precisa contratar um?
  • Quais são as responsabilidades e habilidades que os consultores de SEO têm?
  • Qual é a pilha de ferramentas de consultoria ideal?

Quem é um consultor de SEO?

Um consultor de SEO é um especialista especializado em otimizar sites para aumentar sua visibilidade nos motores de busca. Os consultores de SEO podem trabalhar como freelancers ou fazer parte de uma agência de marketing ou equipe de marketing digital da empresa e geralmente são contratados por um curto período de tempo para aumentar o tráfego orgânico de um cliente. Saiba como a Goomarketing pode otimizar sua estratégia de SEO para alcançar melhores resultados.

Eles fazem isso analisando a estrutura e o conteúdo de um site para detectar oportunidades para melhorar e resolver possíveis problemas.

Eles são obrigados a ter uma compreensão profunda de como os motores de busca funcionam, as tendências atuais de SEO e as melhores práticas e o conhecimento para se adaptar às mudanças nos algoritmos dos mecanismos de pesquisa.

Um dia na vida de um consultor de otimização de mecanismos de pesquisa pode incluir reuniões de clientes e atividades relacionadas a SEO, como desenvolver uma estratégia de SEO, realizar pesquisas de palavras-chave, realizar auditorias de sites e até mesmo fornecer treinamento em SEO.

 Consultor de SEO
Consultor de SEO

Precisa de um consultor de SEO?

Você pode precisar de um consultor de SEO por vários motivos, como se você estivesse lançando um novo site ou se o seu site atual está classificando mal nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Um consultor de SEO pode ajudar a identificar por que e sugerir uma estratégia para melhorar a presença orgânica do seu site.

Aqui estão mais algumas razões pelas quais contratar um consultor de SEO pode ajudar.

Você não tem experiência interna

Conduzir serviços de SEO não é algo que leva meia hora por mês ou é algo que você faz como um one-off.

Para ter sucesso com SEO, você precisa de tempo e recursos.

Se você não tem isso, é melhor terceirizar suas tarefas de SEO para um consultor de SEO.

Seu site tem um desempenho inferior

Seu tráfego despencou recentemente ou você perdeu muitos rankings de palavras-chave?

O Google Search Console mostra suas impressões, mas você não está recebendo cliques suficientes?

Um consultor de SEO pode ajudá-lo a entender por que seu site está com baixo desempenho e sugerir melhorias.

Você quer crescer

Não há melhor razão para contratar um consultor de SEO do que se você quiser aumentar sua presença orgânica. Um bom consultor de SEO pode traçar um caminho para o sucesso com seu site que pode se traduzir em mais visitantes e conversões.
Você pode achar que atingiu o limite de seus esforços de marketing digital e pode usar alguma ajuda externa.

Ou talvez você esteja lançando um novo produto e queira entrar em novos mercados.

Em ambos os casos, contratar um profissional de SEO com o conhecimento certo e a experiência do setor pode ajudar sua empresa a crescer.

 Consultor de SEO
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7 responsabilidades dos consultores de SEO

A natureza do que um consultor de SEO faz dependerá de sua indústria e escopo de trabalho.

Embora um consultor de SEO deva ser competente em todas as etapas do fluxo de trabalho de SEO, eles geralmente são contratados para realizar uma determinada tarefa ou concluir um projeto.

Aqui estão 7 coisas que os consultores de SEO fazem.

Auditorias de SEO

Em muitos casos, uma auditoria de SEO é a primeira coisa que um consultor de SEO faz.

Uma auditoria de SEO é uma revisão completa da estrutura e do conteúdo do seu site para identificar áreas de melhoria.

Uma auditoria de SEO geralmente inclui a avaliação do seguinte:

  • Verificando problemas de indexação da página
  • Avaliando o perfil do link,
  • Identificar a velocidade de carregamento da página e os sinais vitais da web,
  • Examinando conteúdo e lacunas de palavras-chave
  • Descobrir oportunidades de otimização de baixa penduração

Por exemplo, uma auditoria de nível de página com uma ferramenta como a Auditoria do Surfer pode descobrir oportunidades de vinculação internas perdidas.

Uma auditoria de SEO é muitas vezes o primeiro passo de análise, porque pode orientar o resto da parceria, dizendo ao consultor de SEO qual é o status do seu site.

Definir uma estratégia de SEO

Uma das tarefas mais importantes de um especialista em SEO é criar uma estratégia de SEO que se encaixe nos objetivos gerais de negócios da empresa.

Isso exige que o consultor entenda o negócio, seus objetivos, seu público-alvo e o cenário de seus concorrentes.

Fazer isso pode ajudá-los a descobrir quais são as maiores oportunidades e desafios da empresa quando se trata de sua visibilidade online.

Criar uma estratégia de SEO é um processo complexo que requer uma compreensão profunda das melhores práticas de SEO que são relevantes para o site do cliente.

Um profissional de SEO deve considerar a indústria do cliente, a autoridade do site e a experiência atual aos olhos dos mecanismos de pesquisa.

Por exemplo, uma classificação de site bem estabelecida para milhares de palavras-chave exigirá uma abordagem diferente de um site mais recente que opera em um nicho financeiro ou de saúde.

Quando feito de forma eficaz, uma estratégia de SEO pode melhorar significativamente a visibilidade e o sucesso on-line de uma empresa.

Realizar pesquisa de palavras-chave

Durante o processo de pesquisa de palavras-chave, um consultor de SEO identificará os termos e frases que os clientes em potencial provavelmente usarão ao procurar os produtos ou serviços que o cliente oferece.

O objetivo é criar e otimizar o conteúdo do site em torno dessas palavras-chave para melhorar sua visibilidade nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Pesquisa de palavras-chave eficaz é importante para todos os tipos de sites.

Sites mais recentes podem exigir uma abordagem de cauda longa enquanto eles ainda estão estabelecendo sua autoridade de marca, enquanto sites mais antigos exigirão descobrir lacunas de palavras-chave.

Os consultores de SEO consideram fatores como cobertura tópica, competição e oportunidades existentes ao escolher a palavra-chave certa.

O trabalho de um consultor de SEO envolverá a identificação das palavras-chave mais adequadas para a empresa e, em seguida, criar clusters de tópicos para o site para alcançar a autoridade do assunto aos olhos dos motores de busca.

Surfer Keyword Research pode automatizar este processo em questão de segundos. Aqui, por exemplo, geramos 93 grupos de palavras-chave para um site no nicho da fotografia.

Seu objetivo é encontrar palavras-chave que tenham a intenção de pesquisa correta para o negócio.

Otimização na página

A otimização on-page muitas vezes pode ser a razão pela qual o site de um concorrente supera suas páginas, sendo todas as outras coisas iguais.

Os consultores de SEO podem ajudá-lo a otimizar seus URLs, títulos, títulos, uso de palavras-chave e links internos, todos os sinais de classificação usados pelos mecanismos de pesquisa.

O Editor de Conteúdo da Surfer também pode ajudá-lo a identificar quais palavras-chave usar em seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa.

A pontuação de conteúdo acima pode ser uma métrica útil para julgar o uso ideal de palavras-chave on-page.

Você também notará a contagem de palavras sugerida, títulos, parágrafos e imagens que podem afetar a qualidade da sua página aos olhos do Google.

Otimização fora da página

A otimização fora do local inclui todos os esforços externos que empurram seu site para ser classificado ainda mais alto.

Isso pode ser link building e menções, PR ou guest post, desde que eles direcionem o tráfego e os resultados para o seu site.

Como o SEO fora do local requer muito alcance, é melhor contratar um consultor de SEO que possa alavancar relacionamentos existentes no setor para beneficiar seu site.

Eles serão capazes de identificar domínios de referência que são comuns aos seus concorrentes e entrar em contato com eles para backlinks.

Formação em SEO

Os serviços de consultoria de SEO muitas vezes podem ser encarregados da responsabilidade do treinamento de SEO, especialmente quando se trabalha com empresas que têm equipes de marketing digital internas.

O objetivo deste treinamento é dar à equipe as informações e as habilidades de marketing digital necessárias para colocar as melhores práticas de SEO em ação e gerenciá-las bem.

O treinamento de SEO geralmente abrange uma variedade de tópicos, como pesquisa de palavras-chave, otimização na página, otimização fora da página e SEO técnico.

O consultor pode usar exemplos do mundo real e exercícios “sobre o ombro” para ajudar a equipe a entender e usar o que aprendeu.

Ao fornecer treinamento em SEO, o consultor garante que os esforços de SEO da empresa continuem muito depois que o engajamento do consultor terminar.

 Consultor de SEO
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Goomarketing

Contratar um consultor de SEO é essencial para empresas que buscam melhorar seu posicionamento nos motores de busca e atrair mais tráfego qualificado. Com estratégias personalizadas, esse profissional pode otimizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário e aumentar a visibilidade da sua marca. A Goomarketing oferece consultoria especializada para impulsionar sua presença digital e garantir resultados duradouros.

Entre em contato com a Goomarketing e descubra como uma estratégia de SEO bem estruturada pode transformar seu negócio online.

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