
A empresa responsável pelos aspiradores Roomba, a iRobot, declarou falência em dezembro de 2025 e anunciou que os ativos da companhia passariam a ser controlados pela chinesa Picea Robotics.
Na ocasião, o CEO da iRobot, Gary Cohen, afirmou que os atuais proprietários de aspiradores Roomba não sofreriam qualquer “interrupção de funcionalidade” e que o suporte prometido aos clientes continuaria sendo garantido.
Agora, Cohen disse em entrevista ao site TechRadar que os clientes atuais da iRobot também não devem esperar que suas informações sejam transferidas para a China e garantiu que os dados permanecerão armazenados nos Estados Unidos.
“Nós protegemos os dados”, afirmou Cohen. “Os dados permanecerão em nossos servidores nos EUA. Nossos servidores são protegidos nos EUA. Os dados europeus continuarão armazenados nos EUA. As informações estão protegidas e criptografadas.”
Em comunicado enviado à mesma publicação, a iRobot garantiu que não haverá qualquer mudança em sua política de coleta e armazenamento de dados.
“Não houve alterações na forma como a iRobot coleta, mantém, armazena ou utiliza informações pessoais relacionadas ao processo de reorganização, e não esperamos que tais mudanças ocorram”, diz o comunicado.
Leia Também: Musk quer acelerar procedimento para colocar ‘chips’ em cérebros humanos