Câmara aprova deslocamento de recursos do Brasil para Belém durante a COP 30

Por Kevin Lima, g1 — Brasília


  • A Câmara aprovou, por 304 votos a 64, uma proposta que transfere simbolicamente, e por um período de dez dias, a capital do Brasil para Belém (PA).

  • O projeto estabelece que, ao longo deste período, atos e despachos assinados pelo presidente Lula e ministros farão referência a Belém, e não a Brasília.

  • Para que a transferência simbólica ocorra, o projeto ainda terá de ser aprovado pelo Senado e, depois, sancionado pelo presidente Lula.

  • De acordo com a proposta, os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo ficarão autorizados a se instalar em Belém durante o período.

  • Defensores do projeto afirmam que a medida vai fortalecer a COP30 e reforçar a ‘importância da Amazônia na agenda ambiental internacional’.

Câmara aprova transferir simbolicamente capital do Brasil para Belém no período da COP30

Câmara aprova transferir simbolicamente capital do Brasil para Belém no período da COP30

A Câmara dos Deputados aprovou, por 304 votos a 64, nesta quinta-feira (25) uma proposta que transfere simbolicamente, e por um período de dez dias, a capital do Brasil para Belém (PA).

A transferência ocorrerá, segundo a proposta, no período de realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), programada para ocorrer entre os dias 11 e 21 de novembro deste ano.

O projeto estabelece que, ao longo deste período, atos e despachos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros farão referência a Belém, e não a Brasília.

Ministro Rui Costa fala sobre hospedagens para a COP em Belém

Ministro Rui Costa fala sobre hospedagens para a COP em Belém

Para que a transferência simbólica ocorra, o projeto ainda terá de ser aprovado pelo Senado e, depois, sancionado pelo presidente Lula.

De acordo com a proposta, os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo ficarão autorizados a se instalar em Belém durante o período a fim de conduzir suas “atividades institucionais e governamentais”.

A autora do projeto, deputada Duda Salabert (PDT-MG), e o relator, deputado José Priante (MDB-PA), afirmam que a medida vai fortalecer a COP30 e reforçar a “importância da Amazônia na agenda ambiental internacional”.

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou a aprovação do texto. Segundo ele, com a transferência temporária de capital, o Brasil “dará ainda mais protagonismo” à COP.

“Com esse reconhecimento que a Câmara hoje faz, eu não tenho a menor dúvida que daremos à COP ainda mais visibilidade, ainda mais protagonismo, ainda mais importância para debater a situação climática mundial”, disse o deputado paraibano.

“E que o Brasil possa, nesse evento, demonstrar que somos um país que se preocupa com o meio ambiente, que buscamos o desenvolvimento econômico com muita sustentabilidade”, completou Motta.

Câmara aprova transferência simbólica da capital do Brasil para Belém durante a COP-30 — Foto: Reprodução/ Oswaldo Forte / O Liberal

Câmara aprova transferência simbólica da capital do Brasil para Belém durante a COP-30 — Foto: Reprodução/ Oswaldo Forte / O Liberal



Source link