Todo mundo clica no primeiro, segundo e talvez até terceiro resultado do Google. É raro alguém passar da primeira página de resultados porque todo mundo quer encontrar exatamente o que está procurando o mais rápido possível. Descubra 3 estratégias de SEO para médicos e aumente o tráfego da sua clínica online com Med Marketing.
Com isso em mente, você vai querer aumentar a reputação online de suas práticas e mostrar ao Google que seu site vale a pena ser classificado como o número 1. Estar no topo das páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs) garante que mais e mais pacientes estejam escolhendo você diariamente.
Como os médicos podem se beneficiar da otimização de mecanismos de busca (SEO)?
Existem muitos benefícios do SEO médico, incluindo:
- visibilidade melhorada para seu site de saúde
- aumento de pacientes e tráfego para seu site
- maiores taxas de conversão (pacientes marcando consultas ou realizando outras ações desejadas em seu site)
- permanecer na mente dos pacientes e do setor de saúde
- melhor ROI para seus esforços de marketing.
- Menor custo de aquisição de pacientes
O SEO para médicos pode ser complexo e demorado, mas vale a pena o esforço pelos muitos benefícios que traz para sua clínica.
Como fazer sua clínica médica crescer organicamente?
O que é crescimento orgânico? Tráfego orgânico de site é simplesmente os usuários da internet que encontram seu site com base na recomendação do Google. Isso inclui qualquer pessoa que encontre seu site por meio de anúncios.
O SEO para médicos é essencial para otimizar seu site de saúde e expandir sua prática. Ao mirar mais palavras-chave de cauda longa e desenvolver conteúdo baseado em localização, é possível ter um bom desempenho em SERPs e atrair novos pacientes.
O que é conteúdo baseado em localização?
O conteúdo baseado em localização inclui palavras-chave e frases específicas de localização, como “dentista em Los Angeles” ou “consultórios odontológicos em Nova York”.
Ao adicionar termos simples como esses ao seu site, você poderá obter mais tráfego.
Pense assim: você está dizendo ao Google e a outros mecanismos de busca que tipo de tráfego de usuários você quer que chegue ao seu site. Você quer pacientes que estejam procurando termos específicos para você, como sua localização.
O que são palavras-chave de cauda longa?
Palavras-chave de cauda longa são palavras ou frases mais específicas, mas geralmente mais longas do que outras palavras-chave comumente usadas.
Por exemplo, a palavra-chave “ oncologista ” é a palavra-chave principal porque recebe 74 mil pesquisas por mês. A palavra-chave “ oncologista cirúrgico NJ ” é uma palavra-chave de cauda longa porque recebe apenas 170 pesquisas por mês.
Ao implementar as estratégias certas de SEO, você pode colocar o site do seu consultório na frente dos usuários certos e superar seus concorrentes.
Estratégias de SEO para médicos para fazer sua clínica local crescer no Google
- obtenha mais avaliações on-line
- otimize seu site para velocidade, segurança e mobilidade
- reivindique e complete sua página do Google Meu Negócio
- crie conteúdo útil com base em palavras-chave médicas apropriadas
- comece um blog de saúde médica relacionado à sua prática
- otimize as tags html do seu site
- otimize seu conteúdo visual: imagens e vídeos
- construir backlinks
- use URLs lógicas e curtas
- liste sua clínica em sites populares de avaliação odontológica
- crie sua página de prática no facebook
- melhore seu SEO local
- acompanhe seus resultados e mantenha o crescimento
- gerencie sua reputação online
1. Obtenha mais avaliações on-line para SEO para médicos
Mais de 60% dos pacientes pesquisam médicos online antes de marcar uma consulta.
Há muitas maneiras de os médicos melhorarem sua presença online, mas uma ótima maneira é obter avaliações positivas em mecanismos de busca e sites de avaliação populares.
Confira esses fatos interessantes para ver como as avaliações on-line impactam o crescimento do seu consultório:
- 71% dos pacientes usam avaliações online como o primeiro passo para encontrar um novo médico.
- 43% dos pacientes trocariam sua rede de seguros por um provedor com avaliações positivas.
- 94% dos pacientes de saúde usam avaliações online para avaliar os provedores.
- 84% dos pacientes confiam nas avaliações tanto quanto nas recomendações pessoais.
2. Otimize seu site para velocidade, segurança e mobilidade
O Google classifica sites com base em 200 fatores, incluindo velocidade do site, segurança e compatibilidade com dispositivos móveis.
Para a melhor experiência do usuário, o ideal é que seu site carregue em menos de meio segundo.
Você pode verificar a velocidade do seu site usando a ferramenta Page Speed Insights do Google. Se o seu site não for rápido o suficiente, os pacientes provavelmente sairão antes de terem a chance de obter mais informações e entrar em contato com você.
Para melhorar a velocidade do seu site, você pode:
- comprimir imagens e vídeos em seu site
- mova seu site para uma hospedagem melhor e mais rápida, como WPX Hosting ou Siteground.
- reduzir o número de plugins
- reduza o uso de fontes da web; use apenas duas.
- habilitar cache do navegador
- usar uma rede de distribuição de conteúdo (CDN)
- minimizar o número de arquivos JavaScript e CSS (arquivos de linguagem)
Se você quiser aprender como otimizar a velocidade do seu site, vá até lá.
Melhore a segurança do seu site
Para melhorar a segurança do seu site, implemente um certificado SSL.
O que é uma certificação SSL? Um certificado SSL criptografa informações enviadas entre seu site e os navegadores dos visitantes. Você pode dizer se seu site tem um certificado SSL. Se sua URL começar com “https://”, tem. Se começar com “http://.”, não tem.
Se o seu site de saúde não tiver segurança SSL, o Google penalizará suas classificações. Não há desculpa para não implementar este certificado se você estiver aceitando informações confidenciais de pacientes.
Torne seu site compatível com dispositivos móveis
Um site otimizado para dispositivos móveis é essencial para atrair e reter pacientes.
Se você quer que seus pacientes acessem seu site em seus smartphones facilmente, torne seu site compatível com dispositivos móveis. Você pode usar a ferramenta Mobile-Friendly Test do Google para ver se seu site é responsivo a dispositivos móveis.
Se não, considere investir em um design responsivo ou em um site móvel separado. Com um design responsivo para dispositivos móveis, seu site se ajustará automaticamente para caber em qualquer tamanho de tela.
Um site para dispositivos móveis separado é uma versão diferente do seu site principal, projetada especificamente para usuários móveis. Você pode redirecionar visitantes móveis para seu site para dispositivos móveis usando um script de “detecção de dispositivos móveis”. Sua equipe de desenvolvimento web pode ajudar você com isso.
O design responsivo e os sites para dispositivos móveis separados têm prós e contras, então é importante decidir qual é o melhor para você.
3. Reivindique e complete sua página do Google Meu Negócio
Sua página do Google Meu Negócio (GMB) é um dos primeiros lugares que os pacientes em potencial vão para saber mais sobre sua clínica. Certifique-se de reservar um tempo para preencher sua página do GMB com o máximo de informações possível, incluindo:
- Nome, endereço e telefone do seu consultório (NAP)
- URL do seu site e quaisquer links relevantes de mídia social
- Horário comercial
- Uma descrição da sua prática de saúde
- Serviços que você oferece
- Locais atendidos
- Imagens e vídeos da equipe e da prática
Se precisar de ajuda para criar seu perfil do Google Meu Negócio, leia nosso blog abrangente para obter o guia passo a passo completo !
Med Marketing: Estratégias de Sucesso para Profissionais da Saúde
A Med Marketing é uma agência especializada em marketing digital voltada para o setor de saúde, oferecendo soluções personalizadas para médicos, clínicas e hospitais que buscam ampliar sua presença online e atrair mais pacientes. Compreendendo as especificidades e desafios do mercado médico, a empresa desenvolve estratégias que respeitam as normas éticas da profissão, focando na construção de autoridade e confiança junto ao público. Entre os serviços oferecidos, destacam-se a criação de conteúdo relevante, otimização para mecanismos de busca (SEO), gestão de redes sociais e campanhas de anúncios direcionadas.