Tanques de Polietileno: como selecionar e Instalar um Tanque de Armazenamento de Água

Para compradores de primeira viagem, saber como selecionar e instalar um tanque de armazenamento de água pode ajudar a maximizar a eficácia do tanque em fornecer água e potencial vida útil. Instalar corretamente um tanque de água também pode ser importante para garantir que a propriedade pessoal e as pessoas permaneçam seguras. Um tanque de água mal colocado ou instalado pode ter efeitos desastrosos e pode causar inundações extensas, danos à propriedade, danos irreparáveis ​​ao tanque ou, pior, danos graves. Os procedimentos de instalação do tanque de água também são importantes ao adicionar outro tanque a um sistema para aumentar o volume total de água disponível.

Descubra a durabilidade e a versatilidade dos tanques de polietileno na Caixa Forte. Nossos produtos são projetados para resistir a condições extremas e oferecer soluções de armazenamento seguras e eficientes para líquidos e produtos químicos. Visite nosso site para explorar nossas opções.

Fonte de reprodução: Youtube Fortlev

6 etapas para uma instalação perfeita do tanque de água

A melhor prática para selecionar e instalar um tanque de água será considerada e colocada na prática conforme as seis etapas a seguir:

Tanques de Polietileno: como selecionar e Instalar um Tanque de Armazenamento de Água

Uso pretendido do tanque de água

Embora essa seja uma consideração provável para a maioria antes da compra, entender o uso pretendido do tanque de água simplificará a seleção do produto, contribuirá para instalações bem-sucedidas e úteis para evitar contratempos indesejados. Os usos mais comuns do tanque de água são para coleta de água da chuva, coleta e retenção de água de poço para uso em propriedades , aplicações comerciais, trabalhos de pequenas empresas, fabricação industrial, linhas de processo e armazenamento de água que foram entregues a residências ou fazendas em locais áridos e com seca frequente.

Ao entender o caso de uso específico, a instalação do tanque de água pode ser melhor personalizada. Por exemplo, se o tanque destinado à coleta de água da chuva, os tanques de água são melhor instalados estrategicamente perto de calhas, de tamanho adequado e próximos à estrutura de coleta de chuva, pois isso diminuirá os custos, as tubulações e também fornecerá proteção de abrigo.

Em outros cenários comuns de uso de tanques de água, como armazenamento de água de poço ou armazenamento de água transportada, pode ser melhor planejado a instalação em uma área de fácil acesso para manutenção e encanamento.

Para tanques de água portáteis, o uso pretendido é transportar água de um local para outro. Exemplos comuns incluem fornecer água para gado, irrigar e tratar plantações, transportar água para moradias remotas ou para uso comercial, como lavagem a jato. Nessas aplicações, saber ou abordar quanta água pode ser necessário na seleção do tanque de água certo. Para mais informações sobre tanques portáteis, veja nossa postagem da série em 5 tipos de tanques de água portáteis.

Tanques de Polietileno: como selecionar e Instalar um Tanque de Armazenamento de Água

Seleção e especificações do tanque de fósforo

Ao comprar um tanque de água de polipropileno, selecione o tanque com as especificações específicas que você vai usar. Exemplos de especificações de tanque de água incluem cor do tanque, formato, tamanho, capacidade de volume, material de construção e preço total.

Os tanques de água podem ser feitos em muitos núcleos para combinar com o ambiente, fornecer proteção solar ou simplesmente para dar um apelo visual; pelo menos para tanques de plástico, o metal tem que ser pintado. Quando usados ​​para água potável, os tanques de água devem ser fabricados apenas com núcleos aprovados para contato com grau de alimentos. Essas cores geralmente são: branco, preto, azul, verde escuro e bege.

Ao instalar um tanque de água por cor, núcleos escuros, como preto e verde escuro, são melhores para limitar o problema comum de crescimento de algas, porque eles restringem a quantidade de luz solar que passa pelo tanque.

Tanques de Polietileno: como selecionar e Instalar um Tanque de Armazenamento de Água

Escolha um local ideal para o tanque de água

Antes da preparação do local, escolher o local para o tanque de água é um dos fatores mais importantes e detalhados da instalação. Um local ideal para o tanque de água pode ou terá:

  • Proximidade do local para encurtar as conexões de encanamento e ser facilmente acessível para uso, conexões e manutenção de limpeza.
  • Evite ou limite a exposição ao sol para moderar a temperatura da água e o crescimento de algas, evitando ou evitando ao longo de estruturas, sob a vegetação ou dentro de um local com proteção solar designada.
  • Esteja em uma colina, em uma plataforma ou no telhado para fornecer pressão de água pela direção da gravidade, em vez de uma bomba que requer uma fonte de energia.
  • Considerar o gerenciamento de águas pluviais para evitar erosão e acúmulo de água, especialmente perto de estruturas onde possam ocorrer danos à fundação.
  • Esteja em uma área plana e nivelada, com condições de solo adequadas para preparação adequada, dependendo do tamanho do tanque.

Para ter cuidado na colocação do tanque de água e evitar a luz solar, se você mora no hemisfério norte, instalar tanques no lado norte das estruturas será mais eficaz na redução da exposição solar do tanque. Essas declarações são invertidas se você mora no hemisfério sul.

Muitos consideram que os locais ideais para tanques de água são estruturais em vez de acima do solo . Os tanques acima do solo estão expostos aos elementos, à contaminação potencial por indiretamente, bem como às preocupações com congelamento ou danos por impacto. Embora um tanque de água com barreira possa proteger contra essas preocupações, a instalação requer etapas e equipamentos extras e deve ser realizada corretamente para uma instalação adequada e para evitar danos ao tanque.

Veja nossa postagem Tanques de água acima do solo e seções para comparar os prós e contras de cada local de instalação do tanque.

Tanques de Polietileno: como selecionar e Instalar um Tanque de Armazenamento de Água

Instalar encanamento de tanque de água

O último procedimento. Após escolher o local ideal para o tanque, preparar o local, pedir, receber e posicionar o tanque, o próximo passo é conectar o tanque de água a todo e qualquer encanamento e acessórios. Um sistema de tanque de água pode ser configurado e conectado de várias maneiras para que possa ser usado conforme necessário.

A instalação de encanamento no tanque de água envolverá a instalação e a particular de canos, cotovelos e válvulas para conectar o tanque de água ao seu abastecimento de água e, depois, a quaisquer aparelhos, acessórios, equipamentos, torneiras e/ou torneiras, conforme aplicável .

Conectar um tanque de água e encanamento à fonte de abastecimento de água é uma etapa final importante. Conexões adequadas de abastecimento de tanque de água incluem abastecimento municipal de empresas de água, água de poço bombeada de aquíferos estruturais e água de chuva coletada de áreas de coleta.

Tipos de encanamento

Se usar PVC ou CPVC, os encanamentos e tubulações devem ser unidos usando conexões rosqueadas ou com os cimentos e métodos solventes limpos. Tanto o PVC quanto o CPVC podem ser suscetíveis a danos por congelamento de água e luz solar, o que pode reduzir a resistência ao impacto ao longo do tempo. Por essas razões, a comumidade de PVC e CPVC é frequentemente enterrada e instalada no subsolo.

Se usar canos de metal ( cobre, ferro ), eles geralmente são feitos de metal quente com base em solda e podem sofrer ferrugem e/ou efeitos corrosivos ambientais. Observe que canos de cobre não são recomendados para configurações de sistemas de coleta de água da chuva.

Tubos de polietileno (PE) e polietileno reticulado (PEX) são um tipo de encanamento recomendado e adequado para muitos cenários. Isso deve ter maior flexibilidade de tração, capacidade de expansão térmica e resistência a efeitos danosos frequentemente experimentados por encanamentos de PVC, CPVC e à base de metal.

Pressurização e distribuição de água

Ao configurar as conexões de encanamento do tanque de água, o sistema exigirá um meio de entregar a água aos pontos de uso pretendidos. Na maioria das vezes, uma bomba de tanque de água é usada para pressurizar o sistema e fornecer água para torneiras e equipamentos.

O encanamento estilo mangueira de jardim é recomendado para aplicações de tipo ambientalmente seguro, como supervisão de plantações e jardins. Esse encanamento geralmente requer a modificação do encaixe de saída do tanque padrão com um adaptador de mangueira de jardim , ou que é uma simples troca de acessório.

Pontos adicionais sobre a instalação do tanque de água:

  • Muitas vezes, o encanamento de entrada e saída do tanque de água é enterrado para proteção contra congelamento, impactos e efeitos da luz solar.
  • Sempre use telas de malha fina nas entradas e transbordamentos na coleta de água da chuva para evitar contaminações e infestações de pragas ( por exemplo, mosquitos e outros insetos, aranhas, ratos, cobras, pássaros, etc. )
  • É melhor apoiar encanamentos, válvulas e cotovelos com material de construção. Isso limitará a tensão e possíveis danos por impacto que podem causar danos disruptivos ao encanamento e conexões do tanque.
  • Muitos tanques de água vêm pré-instalados com os encaixes necessários para uso. Isso inclui entrada do tanque, saída, passagem de visita e tampa. Alguns tanques também apresentam portas adicionais para fazer conexões secundárias do tanque.
  • Se o seu tanque não tiver o tipo ou tamanho de encaixe correto, ou se sua aplicação puder se beneficiar de um local de porta diferente, os tanques de água podem ter encaixes adicionais adicionais. Instalar encaixes de tanque de água é um processo relativamente simples, e requer apenas algumas ferramentas básicas.
Tanques de Polietileno: como selecionar e Instalar um Tanque de Armazenamento de Água

FAQ

Posso instalar um tanque de água sozinho?

Embora o tanque de água em si possa ser uma instalação “faça você mesmo” , há decisões importantes a serem tomadas de antemão, como onde posicionar e direcionar o tubo de transbordamento. Você precisará de um encanador licenciado para conectar a tubulação e instalar um dispositivo de refluxo para evitar que a água da chuva escape para o sistema público de água.

Quanto tempo duram 5000 litros de água?

Se uma família média usa cerca de 300 litros de água por dia para fins municipais, um tanque de água de 5.000 litros deve suportar esse consumo municipal médio por aproximadamente 17 dias.

Os tanques de água precisam ficar sobre concreto?

Para instalar corretamente seu tanque de água da chuva, ele deve ser colocado em uma base firme, nivelada e plana, livre de pedras, rochas e bordas afiadas. Uma base de concreto é recomendada , no entanto, uma base de areia compactada ou outro preenchimento consolidado, como pó de britador, também é adequado.

Qual é a melhor base para um tanque de água?

Os tanques devem ser instalados em uma superfície sólida, nivelada e lisa. Pavimentação nivelada será suficiente, ou um suporte de tanque adequadamente projetado. Alternativamente, uma laje de concreto precisa ser construída, idealmente com uma superfície de concreto de pelo menos 85 mm de espessura.

Os tanques de água podem ser parcialmente enterrados?

Dito isso, tanques de poli acima do solo regulares podem ser parcialmente enterrados . Antes de começar, procure o conselho de um engenheiro, pois o tipo de solo, a profundidade desejada e a localização devem ser avaliados por um especialista ao enterrar parcialmente seu tanque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *