Contra avanço de Trump na Groenlândia, Europa pode usar ‘instrumento anticoerção’ pela 1ª vez
A discussão ganhou força depois que Trump anunciou um novo tarifaço contra países europeus.
Por Fantástico
A crise da Groenlândia: Europa faz reunião de emergência sobre tarifaço de Donald Trump
Pela primeira vez, a Europa admite recorrer a um instrumento extremo para se defender de um aliado histórico. Diante das ameaças comerciais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o bloco passou a discutir o uso do chamado “instrumento anticoerção” — uma ferramenta inédita, nunca acionada, criada para reagir a pressões econômicas e políticas externas e que permite aplicar várias restrições comerciais de bens e serviços (veja no vídeo acima).
A discussão ganhou força depois que Trump anunciou um novo tarifaço contra países europeus. A partir de fevereiro, as tarifas seriam de 10%, podendo chegar a 25% em junho.
A ameaça estaria condicionada à recusa da Dinamarca em aceitar a anexação da Groenlândia pelos Estados Unidos. O presidente americano chegou a mencionar, inclusive, a possibilidade de uso de força militar.
Ouça os podcasts do Fantástico
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.