Obturações dentárias ajudam a reparar cáries dentárias. Dentistas as usam para “preencher” áreas de danos ou cáries. Existem vários tipos de obturações, incluindo amálgama e opções da cor do dente, como resina composta e porcelana. Dependendo do material usado, algumas obturações dentárias podem durar até 20 anos.
Restaure a saúde e a função dos seus dentes com obturações de qualidade. Visite Dentistas em BH para saber mais sobre nossos serviços de obturações dentárias e como podemos ajudar a manter seu sorriso perfeito.
Fonte de reprodução: Youtube Dentista Responde
O que são obturações dentárias?
Obturações dentárias são um tipo de tratamento odontológico restaurador . Dentistas as usam para reparar cáries ou consertar pequenas lascas e rachaduras nos seus dentes.
Outros nomes para obturações dentárias incluem:
- Obturações dentárias.
- Obturações de cavidades.
- Restaurações dentárias. (Este termo se refere a uma variedade de tratamentos que restauram os dentes, como obturações, incrustações, onlays, pontes e coroas.)
Seu dentista pode discutir opções de tratamento com você e determinar qual tipo de obturação dentária é melhor para sua situação.
Tipos de obturações dentárias
Existem muitos tipos diferentes de obturações dentárias. Mas todos eles se enquadram em uma de duas categorias: direta ou indireta.
Obturações diretas
Os dentistas criam e colocam obturações diretas na sua boca sem a necessidade de um laboratório odontológico ou restauração temporária. Uma obturação direta requer apenas uma visita ao consultório.
Materiais comuns para obturações diretas são:
- Amálgama (de cor prateada; contém mercúrio misturado com prata, estanho, zinco e cobre).
- Resina composta (da cor do dente; consiste em uma base de resina com quartzo em pó, sílica ou vidro).
- Ionômero de vidro (da cor do dente; feito de pó de vidro de sílica).
Obturações indiretas
Um técnico em prótese dentária deve fazer obturações indiretas em um laboratório antes que seu dentista as coloque em sua boca. A maioria das obturações indiretas requer duas visitas ao consultório — uma para tirar impressões dentárias e outra para colocar sua restauração. Se seu dentista usar tecnologia CAD/CAM (design auxiliado por computador/fabricação auxiliada por computador), ele poderá criar e colocar sua obturação indireta em uma única consulta.
Inlays e onlays são dois tipos comuns de obturações indiretas. Os dentistas os usam quando um dente tem muito dano para suportar uma obturação, mas não dano suficiente para justificar uma coroa dentária . Um inlay ou onlay se encaixa na estrutura do seu dente existente como uma pequena peça de quebra-cabeça.
Materiais comuns para obturações indiretas incluem:
- Ouro (de cor dourada; contém ouro misturado com outros metais como prata, estanho, cobre ou paládio).
- Porcelana (da cor do dente; contém uma mistura de minerais como feldspato, quartzo e caulim).
O que acontece durante um procedimento de obturação dentária
Os passos exatos podem variar dependendo do material que seu dentista usa e do tipo de obturação que ele coloca. Mas aqui vai uma ideia geral do que esperar.
Um dentista irá:
- Anestesie seu dente com anestesia local .
- Remova tecido danificado ou cariado do seu dente usando instrumentos especializados.
- Preencha o buraco com material de obturação dentária.
- Utilize uma luz de cura odontológica para endurecer o material (somente para resina composta).
- Polir e alisar quaisquer arestas ásperas.
- Verifique sua mordida para ter certeza de que ela parece normal.
Se você tem ansiedade sobre visitar o dentista, pergunte sobre opções de sedação. A odontologia de sedação ajuda a mantê-lo calmo e confortável durante o procedimento.
Quais são os benefícios das obturações dentárias
Obturações dentárias tratam cáries dentárias existentes e reduzem o risco de danos futuros. Dependendo do tipo de obturação, elas também podem:
- Fortalecer dentes enfraquecidos .
- Preserve a estrutura natural dos seus dentes.
- Restaurar a função de mastigação.
- Melhore a aparência dos seus dentes.
- Duram muito tempo (10 a 20 anos).
Quais são as possíveis complicações das obturações dentárias
Após um procedimento de obturação dentária, é normal sentir uma leve sensibilidade nos dentes e dor na gengiva na área. Esses efeitos colaterais são temporários e devem desaparecer em uma ou duas semanas.
Complicações que podem exigir tratamento adicional são menos comuns, mas podem incluir:
- Uma dor de dente latejante . Isso pode significar que a cárie atingiu a polpa do seu dente . Você pode precisar de tratamento de canal .
- Dor ao morder para baixo . Esse tipo de dor pode ocorrer se sua nova obturação interferir na sua mordida. Seu dentista pode consertar isso remodelando sua obturação.
- Dor em resposta ao calor ou frio . Se você tem dor intensa que persiste depois que algo quente ou frio toca seu dente, pode significar que o nervo dentro do seu dente está danificado. Você pode precisar de um tratamento de canal ou extração dentária.
Obturações de amálgama são seguras
Várias agências de saúde pública dizem que as obturações de amálgama de prata (à base de mercúrio) são seguras. Mas a FDA emitiu recentemente recomendações atualizadas sobre o uso de obturações de amálgama em certas pessoas. De acordo com sua pesquisa, alguns indivíduos podem ter um risco maior de efeitos nocivos à saúde dos vapores de mercúrio e devem evitar fazer obturações de amálgama sempre que possível.
Pessoas com maior risco incluem:
- Pessoas grávidas e seus fetos em desenvolvimento.
- Pessoas que planejam engravidar dentro de um ano.
- Pessoas que amamentam e seus recém-nascidos.
- Crianças, especialmente aquelas com menos de 6 anos de idade.
- Pessoas com doenças neurológicas preexistentes, incluindo doença de Alzheimer , esclerose múltipla ou doença de Parkinson .
- Pessoas com função renal prejudicada .
- Pessoas com sensibilidade ou alergia ao mercúrio ou outros componentes do amálgama dentário.
O FDA não recomenda a remoção de amálgama dental em pessoas com maior risco se o amálgama estiver em boas condições. Fazer isso pode aumentar a exposição ao vapor de mercúrio e resultar em mais riscos do que benefícios.
FAQ
Quanto tempo demora para se recuperar após um procedimento de obturação dentária?
A menos que você tenha recebido sedação, você deve ser capaz de retornar às atividades de rotina imediatamente após sua consulta. Analgésicos de venda livre como paracetamol (Tylenol ®) ou ibuprofeno (Advil ® ) podem ajudar a controlar qualquer dor ou sensibilidade.
Posso comer depois de uma obturação?
Tecnicamente, você pode comer ou beber o que quiser assim que o procedimento terminar. Não danificará seu novo preenchimento de forma alguma. Mas esperar até que a dormência passe pode evitar que você morda acidentalmente o interior das bochechas. Se você comer imediatamente, mastigue devagar e esteja atento.
Quando devo ligar para meu dentista?
Ligue para seu dentista imediatamente se sua obturação quebrar ou se você desenvolver:
- Dor intensa que não passa com medicamentos.
- Rosto ou mandíbula inchados.
- Febre , calafrios ou outros sinais de infecção.
Fazer uma obturação dói?
Fazer uma obturação não deve doer porque seu dentista usará anestesia local para anestesiar a área. Se você sentir qualquer desconforto durante o procedimento, avise seu dentista para que ele possa lhe dar mais medicação anestesiante.
Obturações removem cáries?
Antes de um dentista colocar uma obturação, ele deve remover a parte cariada ou danificada do seu dente. Deixar tecido doente para trás pode fazer com que a cavidade cresça mais.
Quando é tarde demais para fazer uma obturação?
Se uma cárie crescer tanto que alcance a polpa do seu dente, uma obturação dentária não resolverá o problema. Nessa situação, você precisaria de um tratamento de canal.
Vamos encarar — ninguém realmente gosta de ir ao dentista. Mas quando se trata de tratar cáries, quanto mais cedo, melhor. Obturações dentárias fortalecem sua estrutura dentária existente e reduzem seu risco de cáries futuras. Isso significa menos tempo na cadeira do dentista e menos dinheiro gasto a longo prazo. Para reduzir seu risco geral de cáries, certifique-se de visitar um dentista para limpezas e exames regulares.