EUA facilitam restrições ao Irã e autorizam chegada antecipada de jogadores ao país.

EUA relaxam restrições ao Irã e liberam jogadores de chegarem antes ao país

Por Redação g1


Seleção do Irã antes da partida contra a Nova Zelândia na primeira fase da Copa. — Foto: Daniel Cole / Reuters

Seleção do Irã antes da partida contra a Nova Zelândia na primeira fase da Copa. — Foto: Daniel Cole / Reuters

Os EUA relaxaram as restrições impostas à seleção do Irã na Copa do Mundo, permitindo que a equipe viaje para o país dois dias antes de sua próxima partida, informou o Departamento de Segurança Interna dos EUA nesta terça-feira (23).

A equipe ainda terá de deixar o país após a partida de sexta-feira, em Seattle, disse um porta-voz do departamento. Um porta-voz da Federação de Futebol do Irã confirmou que a equipe deixará sua base em Tijuana, no México, na quarta-feira, rumo a Seattle.

“Isso foi planejado por nós”, disse Andrew Giuliani, diretor executivo da Força-Tarefa da Casa Branca para a FIFA, à Associated Press. “Íamos avaliar como ocorreram os dois primeiros deslocamentos e, se tudo corresse bem, concederíamos o dia extra, levando em conta o tempo de viagem mais longo.”

A seleção do Irã tem reclamado das restrições de viagem impostas à equipe e dos desafios enfrentados desde o início da guerra.

Agora no g1

Agora no g1

Antes da estreia, o técnico do Irã, Amir Ghalenoei, já havia reclamado da logística de viajar logo após a partida e afirmou que sua equipe estava sendo “oprimida”.

Ghalenoei, de 62 anos, disse que eles passaram por mais contratempos, já que o time esperava passar a noite de segunda-feira em Los Angeles, mas acabou sendo obrigado a retornar imediatamente ao México. Ele não disse quem impôs a restrição.

Para as duas primeiras partidas, em Los Angeles, a equipe não teve permissão para viajar antes da véspera do jogo. A base da equipe foi transferida de Tucson, no Arizona, para o México. Vários dirigentes e membros da equipe de apoio foram impedidos de viajar para os EUA com o time.

Não é incomum que as equipes viajem um dia antes da partida, e isso está em conformidade com os regulamentos da FIFA. No entanto, o Irã havia solicitado mais tempo para se aclimatar às cidades-sede e se recuperar após os jogos.

Após o empate de domingo contra a Bélgica, o jogador da seleção Alireza Jahanbakhsh disse esperar que a equipe pudesse viajar para Seattle o mais rápido possível, para se adaptar ao local onde enfrentará o Egito.

“Não pedimos muito. Pedimos apenas o mesmo procedimento adotado para todas as outras 47 equipes”, disse ele. “Esperamos poder levar conosco todos os envolvidos que nos auxiliam.”

A federação iraniana anunciou na quinta-feira que havia apresentado uma reclamação à Fifa, por considerar que sua seleção está sendo “a mais maltratada” na Copa do Mundo de 2026.



Source link

Share this :