Acampamento no teto e prevenção de acidentes: veja como era carro de R$ 800 mil de Gracyanne Barbosa
Veículo roubado da ex-BBB na última quarta-feira (16) era um Land Rover Defender 110. Feito para passar por trilhas e rios, utilitário carrega até sete pessoas e permite acampar no teto, suportando até 300 quilos nesta configuração.
Por André Fogaça, g1 — São Paulo
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O veículo é um luxuoso e potente utilitário vendido no Brasil, com preços que partem de R$ 844.990 e podem chegar a R$ 924.636, a depender dos opcionais.
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Visualmente, o Land Rover Defender 110 tem aparência robusta, com design quadrado pensado para enfrentar terrenos difíceis com mais facilidade.
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O modelo conta com tecnologias que auxiliam motoristas menos experientes em situações de atoleiro.
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O conjunto é híbrido leve, com motor 3.0 turbo a diesel que faz 350 cv de potência e mais torque que a maior e mais forte picape da Ford no Brasil.
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O SUV carrega sete pessoas e conta com sistema que monitora o motorista, alertando quando detecta sonolência.

Gracyanne Barbosa é assaltada na Barra da Tijuca e tem carro levado por bandidos
Gracyanne Barbosa, modelo fitness e ex-BBB, foi assaltada na noite da última quarta-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ). O criminoso levou o Land Rover Defender 110, veículo que ela já havia exibido anteriormente em suas redes sociais.
O carro é um luxuoso e potente utilitário vendido no Brasil, com preços que partem de R$ 844.990 e podem chegar a R$ 924.636, a depender dos opcionais. É possível colocar acabamento em tecido especial, por exemplo, além de rodas com brilho adicional e engate para reboque.
Land Rover Defender 110 por fora







Visualmente, o Land Rover Defender 110 tem aparência robusta, com design quadrado pensado para enfrentar terrenos difíceis com mais facilidade. Diferente de modelos voltados exclusivamente para trilhar, no entanto, o veículo apresenta linhas mais minimalistas na carroceria, que harmonizam com o uso urbano e rodoviário.
Duas adaptações reforçam a vocação off-road do veículo. A primeira é a entrada de ar elevada para o motor, que permite atravessar cursos d’água mais profundos, mesmo quando o nível da água ultrapassa o centro das rodas.
A segunda é um reforço estrutural no teto, capaz de suportar até 300 quilos. A proposta é permitir a instalação de uma barraca sobre o veículo, possibilitando que os ocupantes acampem sem precisar sair do carro.
Apesar do visual robusto, o modelo conta com tecnologias que auxiliam motoristas menos experientes em situações de atoleiro. Uma delas identifica automaticamente o tipo de terreno e ajusta as configurações do veículo para otimizar potência e tração, reduzindo as chances de ficar preso na lama ou areia, por exemplo.
Alerta para prevenção de acidentes
Outra tecnologia é um conjunto de sensores internos, incluindo uma câmera voltada para o motorista. O sistema detecta sinais de sonolência e, nesse caso, o próprio Defender 110 emite alerta para prevenir acidentes.
Por dentro, o Defender 110 acomoda até sete pessoas com o nível de conforto esperado de um veículo que pode chegar perto de R$ 1 milhão. Um dos recursos é o uso da câmera traseira, integrada ao sistema de visão em 360 graus, que projeta a imagem diretamente no retrovisor central.
Assim, mesmo com todos os assentos ocupados por sete pessoas, o motorista mantém a visão desobstruída dos veículos que vêm atrás.
Land Rover Defender 110 por dentro







O motor conta com um sistema híbrido leve, capaz de entregar 350 cv de potência e 71,4 kgfm de torque. Esse nível de força, representado pelo segundo número, supera a capacidade de tração da Ford F-150 — a maior picape da marca no Brasil, voltada para o transporte de carga e, por isso, dependente de alto torque.
No Defender, essa força é direcionada tanto para garantir segurança na condução em diferentes tipos de terreno quanto para oferecer mais desempenho ao modelo. Com isso, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e atinge velocidade máxima de 191 km/h, mesmo com mais de 2,5 toneladas de peso.
Land Rover Defender 110 — Foto: divulgação/Land Rover