VÍDEO: sala de Estado Maior da PF onde Bolsonaro ficará detido tem cama, TV, banheiro e frigobar
Ex-presidente foi levado à superintendência da PF na manhã deste sábado, em prisão preventiva. Decisão não se refere ao cumprimento da pena definitiva pela trama golpista.
Por Isabela Camargo, Márcio Falcão, Fábio Amato, Gioconda Brasil, g1 e TV Globo — Brasília
-
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente neste sábado (22).
-
Ele foi levado para a superintendência da Polícia Federal em Brasília.
-
Bolsonaro deve ficar em uma sala de Estado – espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras altas figuras públicas.
-
A TV Globo apurou que o espaço é uma sala com mesa, cadeira e cama e um banheiro privativo.
Veja como é a ‘Sala de Estado’ onde Bolsonaro ficará preso
Preso preventivamente neste sábado (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi levado para a superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Enquanto permanecer por lá, Bolsonaro deve ficar em uma sala de Estado – espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras altas figuras públicas.
Veja como é a ‘Sala de Estado’ onde Bolsonaro ficará preso — Foto: Reprodução
Veja como é a ‘Sala de Estado’ onde Bolsonaro ficará preso — Foto: Reprodução
A TV Globo apurou que o espaço é formado por uma sala com mesa, cadeira e cama de solteiro e um banheiro privativo.
O espaço tem ar-condicionado, televisão, janela, armário e um frigobar (veja no vídeo no topo do texto).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Michel Temer, quando detidos, também ficaram em salas de Estado Maior da Polícia Federal – em Curitiba (PR) e São Paulo, respectivamente.
Infográfico: sala de Estado-Maior onde Bolsonaro ficará preso tem banheiro, frigobar e TV — Foto: Arte/g1
Infográfico: sala de Estado-Maior onde Bolsonaro ficará preso tem banheiro, frigobar e TV — Foto: Arte/g1
🔎 Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma trama golpista na tentativa de permanecer no poder, apesar da derrota nas urnas em 2022.
🔎 Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto, acusado pela Justiça de atrapalhar as investigações em um outro inquérito. Neste sábado (22), a prisão domiciliar foi convertida em preventiva.
Se Bolsonaro permanecer por lá nos próximos dias, a defesa poderá solicitar à Polícia Federal e ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para levar itens como eletroeletrônicos, livros e pertences pessoais.
Entenda o que é uma sala de estado, espaço onde está o ex-presidente Jair Bolsonaro na PF
Prisão preventiva
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22), em cumprimento a um mandado autorizado pelo Supremo Tribunal Federal.
Bolsonaro foi levado diretamente para a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Em nota oficial, a Polícia Federal informou que cumpriu um mandado de prisão preventiva por decisão do STF.
Plantão da TV Globo: Bolsonaro é preso preventivamente por ordem do STF
De acordo com a decisão assinada por Alexandre de Moraes, a prisão foi determinada após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).
Na decisão que a TV Globo teve acesso, Moraes apontou risco de fuga e afirmou que a convocação da vigília “indica a possível tentativa de utilização de apoiadores” de Bolsonaro para “obstruir a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar” da qual o ex-presidente era alvo.
Infográfico: Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília e vai para a superintendência da PF — Foto: Arte/g1
Infográfico: Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília e vai para a superintendência da PF — Foto: Arte/g1